Semana de Arte

Edição 2015

A inspiração que move a arte também encontra espaço criativo na arquitetura. Para aproximar designers, pintores, fotógrafos e arquitetos, a Stemmer Rodrigues abre suas portas e transforma o escritório em um grande espaço cultural: a Semana de Arte. Em 2015, a exposição aconteceu de 14 a 16/5 e remodelou salas de reunião, espaços de circulação e estações de trabalho.

Com evento gratuito e aberto ao público, a Semana de Arte Stemmer Rodrigues recebeu obras de onze artistas. Uma oportunidade de conhecer a rotina do escritório, bem como os autores das obras expostas. A edição 2015 da Semana de Arte contou com peças assinadas pelos artistas Aldo Locatelli, Duda Lanna, Fábio Novembre, Gustavo Nakle, Ingrid Stemmer, Jacqueline Terpins, Jader Almeida, Jean Pierre Kruze, Vera Reichert, Sergio Rodrigues e Waldeny Elias. Conheça os artistas.

Arquitetura e Arte dividem os mesmos espaços
A curadoria das mostras é dos arquitetos Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer e Luciana Medeiros, sócios da Stemmer Rodrigues. Confira abaixo os convidados que prestigiaram a Semana de Arte 2015.

 

Edição 2016

A inspiração que move a arte também encontra espaço criativo na arquitetura. Para aproximar designers, pintores, fotógrafos e arquitetos, a Stemmer Rodrigues realiza a Semana de Arte. Nas duas primeiras edições, os espaços do próprio escritório foram transformados em galeria de arte, em 2016, a exposição ganhou em um novo cenário: o Edifício Bossa, o mais recente empreendimento entregue pelo escritório.

De 25 a 28 de agosto, A Semana de Arte foi oportunidade para conhecer o Bossa, bem como obras de diversos artistas: Aldo Locatelli, Claudia H. Stern, Guilherme Dable, Maria Tomaselli, Nattan Carvalho, Vera Reichert e artigos de Artesanato Guarani. A trilha sonora foi o jazz da banda Max Subdrack Trio.

Edifício Bossa foi transformado em Galeria de Arte. Confira aqui mais fotos de quem passou pela Semana de Arte.

Um dos destaques da Semana de Arte foi o especial Retratos da vida por trás de uma construção, de autoria do fotógrafo Nattan Carvalho, que apresentou cliques de trabalhadores que participaram da construção do Edifício Bossa. O vídeo abaixo conta a história dos personagens destes retratos.

Outros artistas com obras expostas na Semana de Arte 2016

DSC_0187

Aldo Locatelli
Pintor ítalo-brasileiro, criou um estilo figurativo original aliando expressividade narrativa e monumentalidade, em grandes murais e obras de cavalete. Abordou preferencialmente a temática religiosa, decorando vários templos no Estado. Na Semana de Arte, destaque para estudos inéditos, entre eles, um óleo em que o artista retrata seu amigo, o escultor Xico Stockinger.

guaraniArtesanato guarani

Em exposição, esculturas em madeira de animais e outros utensílios que fazem parte do acervo do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (Iecam), uma organização sem fins lucrativos, voltada para o estudo e desenvolvimento de que promovam a sustentabilidade através da revitalização dos saberes tradicionais e da biodiversidade.

DSC_0156Claudia H. Stern
As esculturas de Stern variam em escala, de troféus e grande monumentos. A gaúcha, natural de Porto Alegre, possui dezenas de obras expostas em espaços públicos e recebeu ao longo de sua carreira, 22 prêmios nacionais e internacionais. Entre outros materiais, produz arte a partir do bronze, alumínio e concreto. Logo na entrada, o Edifício Bossa conta com uma obra da artista, que tem como foco o equilíbrio das relações.

DSC_0169Guilherme Dable
Mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS, o gaúcho tem no desenho o suporte preferido para sua obra. É professor e integrou o Atelier Subterrânea, um dos principais espaços geridos por artistas do Brasil. Seu trabalho contempla principalmente as linguagens do desenho e da pintura, com interesse particular nas possibilidades de representação da paisagem natural e da arquitetura moderna, que pesquisa através de referências encontradas ou da relação direta com os lugares.

DSC_0200Maria Tomaselli
É pintora e gravadora austro-brasileira. Estudou filosofia na sua terra natal, Innsbruck, e veio para o Brasil em 1965, estabelecendo-se em Porto Alegre. Estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger e gravura com Eduardo Sued, Danúbio Gonçalves e Anna Letycia Quadros. Artista socialmente engajada, incorpora questões filosóficas ao seu trabalho, questiona a arte e procura promover o intercâmbio de experiências e reflexões com outros artistas.

DSC_0243Vera Reichert
Desenho, fotografia e vídeo fazem parte do trabalho da artista plástica, que a partir da sua arte desperta a preocupação com os recursos hídricos e a poluição da água. Tem seu atelier em Campo Bom (RS) e já realizou exposições em todo Brasil e também no exterior. Presente em todas as edições da Semana de Arte, apresenta mais uma instalação que traz um olhar diferente para a sustentabilidade.